Sobre Rotina, Disciplina e as Receitas de Bolo.

IMG_20150910_120733Uma coisa é certa, o meu filho me ensinou que não existe nenhuma verdade absoluta.

Eu também era dessas que acredita que rotina e disciplina é que fazem a criação de uma criança. Acreditava que tudo se resolvia com essas duas palavrinhas mágicas e inúmeras vezes em minha gravidez, olhei para o relato de outras mães e pensei “falta rotina e disciplina, lógico”.
Mas com o tempo, você descobre que nem só de verdades absolutas é que são feitos os bebês.
Muitas vezes, o que funcionou no primeiro, não funciona no segundo, e as vezes, o que funcionou para os dois, não funciona com o bebê da sua amiga.

Quando se trata de maternagem, não existe receita de bolo.

O Zion, por exemplo, dormiu a noite inteira da primeira noite ao terceiro mês (pasmem), quando nos mudamos de cidade e o meu leite do peito secou. A mudança foi tão repentina que de uma hora para outra, a minha produção de leite simplesmente parou.
Aquele bebê calminho, que toda noite dormia as 21h, acordava as 6h, mamava e voltava a dormir, se transformara no “bebê doido do mamá”.
Foi um choque. Eu já não estava mais preparada para ficar acordando a noite e desde bebê, tenho dificuldade com o sono.
Aquilo para mim, era o fim. Começava a minha transformação Zumbi.
É lógico que continuei com a rotina que era aplicada desde o seu nascimento, sempre fazendo as alterações necessárias à idade, justamente por acreditar que disciplina é tudo – não só na vida dele, mas também na minha.
Acontece que nem tudo se resume a isso.
Nem sempre a “culpa” é da mãe. Ou só dela.
Muitos fatores envolvem a criação de um bebê. Não só as regras gerais de criação, mas também o ambiente em que ele vive e a sua carga genética (entre outros).
Acho sim, que disciplina e rotina são de fato, muito importantes; mas acredito que são coisas naturais na criação de um bebê e mesmo que os pais não tenham percebido essa necessidade, os próprios bebês em sua extrema dependência, acabam impondo naturalmente, algumas regrinhas no cotidiano da família.
Hoje em dia, eu sou bem mais maleável com a rotina do Zion, tento respeitar e principalmente escutar melhor o ritmo dele.
Desenvolvo a nossa rotina, baseada em uma média entre o que é bom para mim, e o que é bom para ele. Com isso, consegui melhorar muito, não só as nossas noites de sono como também a nossa convivência e as minhas expectativas com relação à ele.
As vezes, uma rotina que a gente aplica, que é boa para nós, não está sendo boa para o bebê e isso, além de acabar por desgastar a mãe e o bebê, acaba se tornando algo frustante.
Eu acredito que é preciso ouvir um pouco a natureza dos pequenos e também observar as mudanças do meio em que ele vive. E nessa observação, olhar para dentro de nós mesmas, que muitas vezes nos esquecemos do tamanho da conexão que temos com eles.
Será que estamos felizes? Será que estamos fazendo as coisas que gostamos?
Ou será, que o cansaço e a ansiedade dos primeiros meses tomaram conta do nosso cotidiano?
É difícil nos adaptar a tantas mudanças e retomar a nossa vida depois de alguns meses de vida nos dedicando exclusivamente aos nossos filhos e acho, que mais do que rotina e disciplina, a nossa relação com nós mesmas, é crucial no desenvolvimento dos nossos filhos.
Já percebi várias vezes o meu filho sentindo o que eu sinto.
Ontem, por exemplo, quando fui colocá-lo para dormir, ele estava em uma agitação sem fim.
Olhei para ele e olhei para dentro de mim.
Percebi que EU estava extremamente acordada. EU estava super agitada.
Então, deitada na cama, ao invés de tentar fazer com que ele acalmasse a qualquer custo, resolvi respirar, botar um filme qualquer no meu celular para eu ficar assistindo e me acalmar.
Alguns minutos depois, o Zion estava deitado no meu colo, assistindo o celular. A bateria acabou, ele virou para o lado e simplesmente dormiu.

Resumindo: Rotina e disciplina são muito importantes; mas perceber que o seu filho é outro você, é fundamental.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s